O leilão de imóveis oferece grandes oportunidades de comprar imóveis por valores bem mais acessíveis do que o preço normal de mercado, o que gera grandes lucos para quem sabe fazer isso da maneira certa.
É claro que existem riscos e muitas pessoas já tiveram grandes prejuízos dessa forma.
Mas não se trata de um jogo de sorte. Pelo contrário:
Com o conhecimento e os cuidados necessários é possível evitar os eventuais problemas e prejuízos e realizar negócios lucrativos e seguros.
Esse artigo busca justamente explicar quais os maiores riscos e como evitar esses riscos na compra de um imóvel de leilão.
É possível separar em 3 fases principais:
Os cuidados para uma compra segura começam necessariamente antes do leilão. É nesse momento que é realizada a análise de riscos e viabilidade do negócio.
Jamais faça uma compra em leilão sem antes ter feito uma análise completa e detalhada. Há muitos perigos ocultos que podem trazer grandes prejuízos e dores de cabeça.
Nesse momento deve ser analisado:
O momento do leilão não é apenas uma compra, é uma negociação complexa. É comum que ocorrem erros nesse procedimento por falta de estratégia.
É possível, porém, evitar eventuais erros com um planejamento detalhado para o momento do leilão.
A análise prévia de análise de riscos e viabilidade do negócio pode conter dados e informações que protejam o comprador de dar lances acima do valor que deveria, por exemplo.
E isso é fundamental para aumentar o lucro no negócio. O preço de compra é um fato importante a ser calculado previamente para traçar uma boa estratégia.
Após o arremate do imóvel, é o momento de iniciar o processo de registro e preparar a documentação para a transferência definitiva da propriedade junto ao Registro de Imóveis.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a compra não termina no lance. Após a arrematação há vários pontos que ainda precisam ser regularizados, como documentação, transferência e posse do imóvel.
Uma das principais questões nessa fase é conseguir a posse do imóvel, especialmente quando ele está ocupado.
Para realizar a desocupação do imóvel, é necessário identificar ocupantes do imóvel, verificar possibilidade de negociação amigável e preparar a ação judicial cabível, que costuma ser a ação de imissão na posse, mas pode várias conforme o caso concreto.
Nesse ponto, há casos e casos: existem desocupações que podem ser rápidas ou até mesmo com negociação entre as partes e existem as desocupações que serão mais complexas e demoradas.
Há casos em que as desocupações levam vários anos. Isso, muitas vezes, ocorre por erros no procedimento também.
Ou seja, por mais complexo que seja o caso, cuidar para que a desocupação seja feita de modo perfeito é um investimento que costuma poupar muito tempo e dinheiro para o comprador.
Comprar imóveis em leilão pode ser sim uma excelente forma de criação de patrimônio, mas não é para aventureiros.
É um procedimento complexo, com riscos graves.
Um imóvel costuma representar um alto valor. Portanto, há grandes possibilidades de ganhos e também há grandes possibilidades de graves prejuízos, caso não sejam tomados os cuidados necessários
Copyright © 2023 Dr. Laércio Pisoni | Desenvolvido por @oferadalanding
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.